sexta-feira, 29 de março de 2013

Compartilhar - Parte 1

Olá a todos,

Sou cristão e fui incumbido de fazer um estudo bíblico lá em casa para os jovens da igreja antes da Páscoa. Orei e refleti sobre qual assunto eu poderia levar pra eles. Me veio então a palavra "compartilhar", que tem sido popularizada ultimamente pela internet, principalmente no facebook. Decidi então criar este post pra organizar as ideias que vamos trabalhar no estudo.

Mas o que é mesmo compartilhar? (Aqui vai ter um tempo pra ouvir as respostas)

Pensando primeiro na palavra em si, podemos "picotar" pra entender cada parte:


 
Dá pra entender que é uma ação em que, além de nós mesmos, outros são beneficiados. Depois das partes isoladas, o significado geral do verbo indica que é preciso ter algo pra compartilhar primeiro. Não posso compartilhar o que não tenho ou o que não recebi primeiro, certo? Mas que tipo de coisa se pode compartilhar? O que será que acontece com o objeto compartilhado? (Mais um tempinho de conversa aqui)
Em alguns casos, o objeto vai se perdendo, como uma barra de chocolate, por exemplo. Você dá um pedaço pra outra pessoa e comem juntos. Cada um comeu menos que uma pessoa sozinha, mas a ação de comer chocolate foi estendida pra mais de uma pessoa, aumentando o sentido social, de comunidade.

Em outros casos, na verdade o objeto nem é "partido". Pense numa história ou informação: você conta pra outra pessoa e os dois ficam sabendo a mesma quantidade de informação que só um sabia antes. Nesse sentido, o ato de compartilhar é multiplicador.

Na bíblia, no antigo testamento, aparece muitas vezes a ideia de "repartir", principalmente por causa da divisão da terra de Canaã que os descendentes de Jacó estavam recebendo pela promessa de Deus. (Números 34:17-18; Josué 14:1, 19:49-51; Isaías 58:7; Daniel 11:39). Já em 2o Crônicas 31:14-19 aparece "distribuir". Nos dois termos existe a ideia de divisão, como no exemplo da barra de chocolate.

Já no novo testamento, Jesus veio pra mostrar que compartilhar é uma ideia tão efetiva que ele mesmo compartilhou 5 pães e 2 peixes com 5.000 homens, mais mulheres e crianças! Não é que cada um deles comeu menos que 0,0014 de pão ou peixe, mas o alimento foi multiplicado, assim como um post da internet que a gente vai encaminhando pros amigos.
O texto pode ser encontrado em Mateus 14:13-21, Marcos 6:30-44, Lucas 9:10-17 e João 6:1-15. Vamos conferir o último deles:
 
1. Algum tempo depois, Jesus partiu para a outra margem do mar da Galileia (ou seja, do mar de Tiberíades),
2. e grande multidão continuava a segui-lo, porque vira os sinais milagrosos que ele tinha realizado nos doentes.
3. Então Jesus subiu ao monte e sentou-se com os seus discípulos.
4. Estava próxima a festa judaica da Páscoa.

5. Levantando os olhos e vendo uma grande multidão que se aproximava, Jesus disse a Filipe: "Onde compraremos pão para esse povo comer?"
6. Fez essa pergunta apenas para pô-lo em prova, pois já tinha em mente o que ia fazer.
7. Filipe respondeu: "Duzentos denários não comprariam pão suficiente para que cada um recebesse um pedaço!"
8. Outro discípulo, André, irmão de Simão Pedro, tomou a palavra:
9. "Aqui está um rapaz com cinco pães de cevada e dois peixinhos, mas o que é isto para tanta gente?"

10. Disse Jesus: "Mandem o povo assentar-se". Havia muita grama naquele lugar, e todos se assentaram. Eram cerca de cinco mil homens.
11. Então Jesus tomou os pães, deu graças e os repartiu entre os que estavam assentados, tanto quanto queriam; e fez o mesmo com os peixes.
12. Depois que todos receberam o suficiente para comer, disse aos seus discípulos: "Ajuntem os pedaços que sobraram. Que nada seja desperdiçado".
13. Então eles os ajuntaram e encheram doze cestos com os pedaços dos cinco pães de cevada deixados por aqueles que tinham comido.
14. Depois de ver o sinal milagroso que Jesus tinha realizado, o povo começou a dizer: "Sem dúvida este é o profeta que devida vir ao mundo".
15. Sabendo Jesus que pretendiam proclamá-lo rei à força, retirou-se novamente sozinho para o monte.

(Bíblia Sagrada, João 6:1-15, Nova Versão Internacional)

 
Jesus não fez esse milagre só uma vez, mas 2x ! (leia em Mateus 15:29-39 e Marcos 8:1-10). Se com comida, que é algo perecível e que se perde na divisão, ele conseguiu alimentar tanta gente, até onde se pode chegar com a sua mensagem!

Depois que Jesus morreu e ressurgiu, ele reuniu os onze discípulos pra dar uma missão muito importante:
 
16. Os onze discípulos foram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes indicara.
17. Quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
18. Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra.
19. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
20. Ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".

(Bíblia Sagrada, Mateus 28:16-20, Nova Versão Internacional)

Assim surgiu a igreja de Cristo aqui na terra: um grupo comprometido com a missão deixada pelo mestre, compartilhando as obras dele, o amor e a promessa de uma vida sem dor e sem fim perto do Pai.
Uma marca dos Cristãos na época depois da ascensão de Jesus foi a comunhão. Veja no trecho a seguir, em Atos 2:42-47:

42. Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.
43. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.
44. Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.
45. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.
46. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,
47. Louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.
(Bíblia Sagrada, Atos 2:42-47, Nova Versão Internacional)

Bem, a poderosa mensagem de Cristo chegou até nós através do compartilhamento, desde a igreja primitiva até o nosso século, e essa também é nossa missão: continuar a compartilhar essa mensagem até o dia que ele nos buscar.

Você notou que nos textos aparecem palavras relacionadas com "compartilhar": partir, ter em comum, distribuir, participar. Que outras palavras podem ser relacionadas? Escreva a palavra e coloque um versículo bíblico que tenha ela e que você se identifique.

Vou fazer um post depois sobre como foi o estudo, com algumas fotos também.
Até mais e um ótimo feriado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário