Semana nova começando...
Tenho percebido na TV que a expressão 'bora' está ficando cada vez mais comum, substituindo nosso conhecido 'vamos' quando convidamos alguém para fazer alguma coisa.
Por 'vamos' ser ou ter sido uma palavra muito usada na fala, tende mesmo a se reduzir, assim como aconteceu com 'você', que era 'vossa mercê', depois 'vosmecê', 'você' e já caminha pr'ocê e cê. Sobre 'vamos', vejo duas linhas de redução: numa, ele se juntou com a palavra 'embora' (que era "em boa hora") e se reduziu tanto que acabou sumindo.
Ex.: Vamos em boa hora > vamo embora dançar > humbora dançá > bora dançá.
Noutra linha de redução, ele ainda permance pois não se juntou com 'embora'. Nesse caso, se reduziu a 'vamo' e hoje é falado mais ou menos como "vâmm". Posso dizer aqui no sul que a gente usa mais a segunda opção do que a primeira. Mas, pela influência da mídia nacional, pode ser que daqui um tempo todos acolham a expressão 'bora'.
E, por trás dessas mudanças, estaria algum desejo de se afastar dos verbos conjugados? De todas as formas de "nós", a forma que parecia ser mais resistente pra mim era o "vamos", mas agora já não sei mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário