terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Conlang

Você sabe o que é uma conlang?

O termo vem do inglês CONstructed LANGuage, que em português significa 'língua construída'. Fiquei impressionado ao saber que muitas pessoas estão envolvidas na criação de línguas artificiais para os mais diversos fins, como para usar em jogos e filmes, testar teorias linguísticas, unir grupos de nacionalidades diferentes, entre outros.
Provavelmente você já ouviu falar na língua Esperanto, certo? Então, essa é uma língua construída com caráter internacional, ou seja, não exaltando uma nação específica. Em filmes, Na'vi (no filme Avatar) e Klingon (em Jornada nas Estrelas) são exemplos de línguas construídas. Essas últimas são conhecidas também como línguas artísticas e já têm até curso pela internet.

Algumas línguas construídas são baseadas em lógica, praticamente sem irregularidades (a mais conhecida aqui seria o Lojban). Outras já são mais parecidas e até derivadas de línguas naturais, sendo denominadas línguas naturalísticas (o hebreu moderno poderia ser considerado uma delas). Você mesmo pode criar sua própria língua aplicando algumas regras de mudança sobre a língua que já conhece. Vamos tentar?

Português do Brasil escrito:
Eu não vou botar meus pés neste negócio.

1 - (Sem vogais seguidas e quase sem consoantes seguidas):
Ô num vo botá mos pé nesse negoço.

2 - (Alterando consoantes):
Eu dâo fou pozar beus vés denze decônio.

3 - (Alterando ordem da frase):
Botarei não a este negócio os pés d'eu.

Você também pode postar sua versão nos comentários. Até mais!

- - -
Recurso:

Nenhum comentário:

Postar um comentário